Não sou racista, mas... acho o primeiro nariz mais bonito

Sei que cada um tem uma opinião, sei que é apenas questão de gosto, sei que você não é racista, mas responda sinceramente: qual nariz acima você acha mais bonito?

Não quero tirar conclusões precipitadas, mas acho que muitos poucos responderiam a segunda opção não é?

Como para quase todas as outras coisas no mundo, há uma razão pra isso. 

Nossa sociedade estabelece padrões. Padrões de comportamento, padrões de consumo e também padrões de beleza. 

Até aí tudo bem? Pois então, o que isso tudo tem a ver com racismo?

O seguinte: há várias formas do racismo se manifestar. As vezes é um insulto expresso, as vezes uma piada, as vezes na invisibilização de negros e negras.

Nesse caso, observamos uma face declarada da discriminação.

Boa parte das pessoas tende a achar o primeiro nariz mais bonito que o segundo, porque o padrão de beleza (assim como o de poder) em nossa sociedade é branco. 

Sei que pode parecer extremista pra você e que é mais confortável simplesmente pensar que é uma questão de gosto pessoal, mas não é.

Pense de onde vem sua noção de beleza. O que torna o magro bonito em comparação ao gordo? O que faz o alto mais belo que o baixo? O que determina o liso como mais bacana que o crespo?

Todas essas respostas estão em nossa cultura. Os valores que recebemos em casa, na escola, na religião, na mídia.

Podemos escolher? Sim, o tempo todo. Mas nossas escolhas são condicionadas às opções. Isso quer dizer que se a maioria de pessoas bonitas que vemos na sociedade são brancas, a tendência é transitarmos nesse cenário.

Escolhemos, mas não montamos as opções.

O segundo nariz é "mais feio"que o primeiro, porque é de origem negra. Na medida em que brancos dominam os principais espaços de poder da sociedade,enquanto negros vivem ainda uma forte herança escravagista, dá pra compreender a opressão corrente de um grupo sobre outro.

Talvez você não tenha escolhido ser racista de uma forma consciente, mas entenda que enquanto tivermos estruturas sociais (sobretudo simbólicas) racistas, reproduziremos esse tipo de desigualdade com a mesma naturalidade que fazemos escolhas corriqueiras no dia-a-dia. 

As imagens acima são respectivamente das cantoras Anitta(que segundo a internet teria feito rinoplastia) e Ludmilla. Aliás, quem você acha mais bonita entre as duas??
Share on Google Plus

About Jorge Alberto

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :